February 11, 2017

Please reload

Posts Recentes

Disco empenado

February 11, 2017

Disco empenado

 

Um dos principais problemas encontrados pelos Djs e colecionadores de discos é quanto a deformação ou “empenamento” que pode ocorrer nos discos. 

 Isto pode acontecer por diversos fatores, seja pela exposição a altas temperaturas, armazenamento errado de seu vinil e até mesmo pelo processo de fabricação ou gramatura.

As pequenas ondulações presentes nos LPs não causam efeito sobre a reprodução, muitas vezes elas são provenientes de fábrica e aceitas pelo padrão de qualidade do fabricante, mas ondulações mais acentuadas podem sim afetar bastante a qualidade sonora de seu discos ou até mesmo nem conseguir tocar, normalmente estas aparecem após o manuseio inadequado dos discos de vinil.

 

Seguem algumas dicas para manter o seu LP livre dessas indesejáveis deformações:

 

1 – Sempre armazene na posição vertical.

2 – Não submeta ele a altas temperaturas, como deixa-lo dentro de um automóvel durante o dia.

3 – Jamais deixe que a luz direta do Sol incida sobre ele, pois ele vai se aquecer e ondular.


Mas se deformou, o que fazer?

 

Dependendo do empenamento ainda é possível reverter, mas existem casos que são irreversíveis.

 

Um dos métodos que você pode utilizar é deixar o seu LP entre dois livros pesados durante dias, talvez meses para a conformação do material, normalmente funciona para leves empenamentos.

 

Outro método que você pode utilizar, este para maiores ondulações, é colocar o seu disco entre dois vidros e leva-lo ao forno por alguns minutos, apenas o tempo necessário para receber o calor para amolecer o vinil (não deixe muito que ele derrete!). 

 

Logo em seguida retirar e deixar esfriar ente os vidros. Para este segundo método você deve adaptar a técnica em um disco de menor valor antes de colocar a sua pérola estimada da coleção, pois o tempo e a potência do forno varia de um para outro, desta forma não teria como estabelecer um tempo padrão.

 

Estes métodos são apenas sugestões, se achar que vale a pena tentar, vá em frente, mas não nos responsabilizamos por erros... Boa sorte!!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

                       Siga
Please reload

Procurar por tags
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Vimeo Social Icon
 © 2017 Todos os direitos reservados - Gira Brazil - Gira Música - All Rights Reserved ©