top of page

Dicas para limpeza de seus discos

Dicas para limpeza de seus discos

A limpeza é fundamental, tanto para uma boa audição quanto para a durabilidade da mídia e da agulha do toca-discos que acaba por ter sua vida útil diminuída quando utiliza-se Lps sujos. Em algumas situações até mesmo em Lps novos é necessário a limpeza antes de sua reprodução, pois já vêm empoeirados de fábrica e com macra da cola do envelope que o envolve.

Para se obter um som com a melhor qualidade que um disco de vinil pode proporcionar, é fundamental que ele esteja sempre limpo e livre de poeira. Mas após vários usos e manipulações é normal que os Lps acabem por apresentar alguma poeira, e daí? O que fazer para limpa-los?

A primeira coisa a entender é o que não fazer nunca!

Sabe aquele assopro para remover a poeira ou ciscos que estão sobre os discos? Pois é, nunca faça isso! Pois junto com o ar também sai um pouco de saliva e até restos de comida que ficarão impregnados nos sulcos dos Lps.

E passar aquele trecho do disco empoeirado na camiseta que está em seu corpo? Também nunca faça isso! Pois por mais macio que seja o tecido, ele não é apropriado para a limpeza de discos. Você já observou a lente de um óculos de quem utiliza a camiseta para limpá-lo? Então observe e tire as suas conclusões.

Solventes também são proibidos, pois muitas vezes eles são extremamente agressivos com o vinil, podendo até mesmo dissolver o plástico, isso mesmo! Podem derreter seus Lps e ainda incendiá-lo, pois são inflamáveis! Fuja de gasolina, fluído de isqueiro, amoníaco, acetona, água ráz, tiner e muitos outros deste tipo.

Então, o que deve ser feito? Como posso limpar meus Lps?

Existem escovas especiais com cerdas anti-estáticas que podem ser adquiridas em lojas especializadas e até mesmo no Mercado Livre, mas se você não as encontrar, vá até uma revendedora de cosméticos, solicite o seu catálogo e encomende o pincel de maquiagem com a maior espessura que encontrar (pode assaltar o estojo da sua mãe, namorada ou irmã também, mas tem que ser novo e exclusivo), pois eles são super macios e fazem a mesma função. Para realizar a limpeza faça movimentos circulares acompanhando os sulcos do LP.

Se for utilizar algum pano, prefira os de microfibra, aqueles que vem em estojos de óculos. Eles não deixam resíduos (pequenas ferpas) e também não marcam os discos.

Lavar os discos com água e sabão neutro é a forma mais simples e barata de realizar a sua limpeza (e bem prática), porém nem sempre é indicada por audiófilos, pois o sabão sempre deixará algum resíduo, assim como os detergentes (isso porque tem gente que leva a arte ao extremo). A recomendação indicada é de usar apenas água corrente e no máximo um detergente neutro (aquele amarelo), sempre em movimentos circulares com a mão ou com um generoso pedaço de algodão. Lembre de deixar cair bastante água, para o caso de usar o detergente.

Para secar o disco não é interessante utilizar pano ou papel para absorver a água, pois estes podem deixar pequenas ferpas de algodão ou celulose nos sulcos dos Lps, desta forma a forma mais indicada é deixar eles secarem ao ar livre em um ambiente fechado, ausente de poeira e ventos que possam trazer pó para se depositar na água que está no disco.

Uma forma bem interessante é utilizar secadores cozinha, que tenham grande opção para pratos e sejam de plástico, respeitando uma distancia limite de separação de cada disco, como no exemplo abaixo:

Limpou e secou, agora é só por no toca discos para girar e depois guardar novamente na capa, se comprou em um sebo e já veio assim da rua ou achou lá em cima do armário da vovó, antes substitua o plástico ou o papel envelope que envolve o disco, pois certamente ele deve conter poeira.

No mercado são encontradas algumas máquinas para limpeza dos discos, mas se for usar, certifique-se de seus benefícios ou não.

Para aquela limpeza de uma sujeira muito encalacrada no disco, sugiro o método da cola, pois funciona mesmo! Retira até as sujeira mais profunda dos sulcos, mas é preciso um pouco de paciência até a cola secar. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: Bilesky - Gira Brazil

Posts Recentes
Procurar por tags
                       Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Vimeo Social Icon
bottom of page