top of page

Dicas na hora de comprar seu disco de vinil

Dicas na hora de comprar seu disco de vinil

Nesse texto, está um resumo da grade de qualificações que um vinil ou qualquer produto anunciado no Discogs, Ebay, e diferentes sites que trabalham com produtos novos e usados. Se você pretende adquirir o hábito de comprar ou vender na internet, procure compreender a grade de qualificação. O principal que é o preço do disco, vai variar conforme essa grade. Antes de comprar.

Disco do Arthur Verocai que em qualquer destes estados é disputadíssimo.

Mint (M) - Novo

Absolutamente perfeito em qualquer sentido. Certamente nunca foi tocado, possivelmente está lacrado (se tiver essa possibilidade). Em certos casos pode ter sido tocado, esporadicamente, mantendo sua condição de novo. Depende de armazenamento e do cuidado com o vinil e capa.

Near Mint (NM or M-) - Praticamente Novo

Um disco quase perfeito. Muitos vendedores não querem graduar com Mint/Novo (de forma correta) um disco que não está em perfeito estado e aparência de novo. Nesta graduação o vinil não deve demonstrar marcas de uso, e o selo não deve ter qualquer marca ou defeito. Os detalhes de uso e manuseio devem ser praticamente imperceptíveis. A capa de um LP não deve ter marcas, riscos, escritos, craquelados, bordas amassadas ou defeitos similares. O vendedor deve informar se há encarte interno, pôster, contra capa com letras e o estado desses itens que vieram na edição do LP. O estado de um LP Near Mint/Praticamente Novo é como se você tivesse comprado um disco novo com o plástico envolto e o tivesse removido. Em muitos casos de discos raros, Original Press principalmente, os discos com a graduação Near Mint são os mais valiosos e com preço mais alto. Caso a graduação seja fidedigna e o Vendedor e o Comprador estejam de acordo com o preço do vinil, a graduação está correta e pode até mesmo ter um preço mais elevado que um produto em graduação Mint.

Very Good Plus (VG+) - Excelente Estado

Geralmente vale em torno de 50% do valor de um vinil Near Mint. Um Vinil Very Good Plus (VG+)/ Excelente Estado mostra algumas marcas de uso, e mostra que foi bem tocado e levado em alguns lugares diferentes da estante ou case, mas o dono teve um excelente cuidado com o disco. O disco pode ter os sinais de uso, riscos, e marcas visíveis na luz, mas não afeta a experiência de ouvir toca-lo. Discos nesse estado não podem ter ruídos, craquelados e pulos e o som deve ser OK. O selo pode ter algumas marcas ou descolaração devido o tempo, mas nada que afete sua qualidade ou originalidade. Os 7inch's não devem ter o centro defeituoso ou trincado devido o constante uso. As capas e encartes podem ter algumas marcas ou amassados, e os cantos desgastados. Na descrição deve constar se há algum item faltante na edição como pôster, encarte, etc. A descrição deve ser mais detalhada, e na dúvida você deve questionar o vendedor, toda a condição do vinil, capa, etc. Em geral, se não fossem algumas marcas visíveis, o disco poderia ser considerado como Near Mint, mas devido alguns colecionadores meio doidos por perfeição, a graduação Very Good Plus é altamente aceitável.

Very Good (VG) - Ótimo Estado

Geralmente deve valer 25% de um disco em estado Near Mint. Muitos dos defeitos encontrados em um disco Very Good Plus/Excelente Estado estão um pouco mais pronunciado em um disco VG. Ele possivelmente deve ter um ruído, chiado - que não deve ser alto ou proeminente. Esses ruídos possivelmente devem estar em poucas faixas, ou em uma especifica. Mas esses ruídos não devem prejudicar a qualidade da música. Pode haver marcas notáveis na superfície do vinil, riscos e marcas, mas não devem ser sentidos ao tato, o vinil deve permanecer liso, se estiver áspero é necessária usar outra graduação. Os selos possivelmente devem ter algum escrito, marca, fita ou adesivo (ou a marca da cola) aparente. Esses adesivos são utilizados principalmente por dj's de performance. O mesmo pode acontecer com as capas. Esses detalhes não devem estar no mesmo disco ao mesmo tempo, devem somente ter um ou detalhe que comprometa qualidade. Discos com a graduação Very Good devem ser listados com um preço mais amenos, em comparação com as 3 anteriores (compare sempre com a edição, selo, ano, etc). Se atente a esses detalhes para determinar se o valor do vinil é justo e compare o valor do mesmo disco praticado por outros vendedores nas mesmas condições.

Good (G), Good Plus (G+) - Estado Muito Bom e Bom

Geralmente deve valer entre 10-15% do valor de um vinil em graduação Near Mint. A graduação Good ou Good Plus não quer dizer que o disco está ruim. Um disco nessa graduação deve ser colocado no toca discos e tocar normalmente sem pular. Mas pode ter um ruído um pouco mais proeminente no som, alguns riscos e marcas de uso visíveis. A capa pode estar avariada, com marcas, riscos, fita adesiva, escritos e outros defeitos que prejudicam o visual e a qualidade do disco. Se for um disco comum, provavelmente você vai encontrar um copia em melhor estado de conservação e graduação mais alta, deixa passar. Mas… se for um disco que está procurando por anos a fio, e o preço for justo, tire suas dúvidas com o vendedor, e compre… mas continue procurando uma cópia em melhor estado.

Poor (P), Fair (F) - Estado Pobre e Inutilizado

Geralmente custa 5% de um disco em graduação Near Mint. O disco provavelmente está todo riscado, empenado, e não toca sem pular ou repetir um trecho. A capa deve estar com manchas, amassados, e deve mostrar marcas de uso constante ou descuido. Os itens internos como pôster, letras, encartes, possivelmente estão destruídos, riscados e amassados. Em exceção, somente alguns discos muito raros devem ter algum valor razoável. Discos nessas condições devem custar alguns poucos centavos de dólar, ou poucos reais. Em todo caso, se não for pendurar o disco na parede para mostrar o selo, fuja dessas cópias.

Dicas Importantes:

Se atente a Rating (avaliação) do vendedor. Se for novo, questione tudo, há não ser que seja de confiança e já conheça o trabalho dele, já tenha comprado desse mesmo vendedor, ou ele já tenha vendido em outros sites de venda ou leilão que você conheça.

Caso queira um dia vender discos, seja o mais honesto possível nas condições daquilo que está vendendo.

No decorrer do tempo evite marcar os mesmos com seu nome, do seu sound, projeto ou que quer que seja, isso desvaloriza absurdamente o valor que o disco poderia ter.

Seja especifico na descrição. Diga a condição real seguindo as graduações, se você encher seu produto de defeito, você não vai vender.

Se vai vender, trabalhe com preços justos, se você não cobra um absurdo, ninguém vai pedir um desconto absurdo.

Se está no Brasil, pesquise bastante, temos vendedores que trabalham aqui, com preços já próximos ao trabalhados no exterior, e você não precisa aguardar entre 20 e 30 dias para receber seus discos.

Fonte: Fyadub

Posts Recentes
Procurar por tags
                       Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Vimeo Social Icon
bottom of page